A execução de serviços necessários para melhorar o sistema de iluminação pública da Avenida Gaturama, saída da cidade, e das ruas Gonçalves Dias, no Bairro Aeroporto; Albuquerque, no Centro América, e Bahia, no Bairro Guarani, bem como da Alameda Nair Figueiredo, é o que está reivindicando o vereador Matheus Cazarin, para garantir mais segurança aos moradores dessas, inclusive de quem transita pelos locais.
Disse que a ausência de iluminação adequada tem causado sérios transtornos à população, impactando diretamente a segurança e o bem-estar dos moradores, comerciantes, motoristas, ciclistas e pedestres, e que a escuridão favorece a ocorrência de furtos, vandalismo e outros atos ilícitos, além de aumentar o risco de acidentes, especialmente no período noturno.
O serviço na Gaturama tem que ser em toda a sua extensão, da Albuquerque ao portal; na Gonçalves Dias entre as ruas Sete de Setembro e 15 de Novembro; na Albuquerque, entre as ruas Fernando de Barros e Totico de Medeiros; na Bahia, no trecho que dá acesso ao conjunto Guanabara, no Bairro Guarani, e na Alameda Nair Figueiredo fica no trecho entre as ruas Cyríaco de Toledo e Edu Rocha, no Bairro Popular Nova.
As solicitações foram direcionadas à secretaria Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos. Na Albuquerque, por exemplo, existem pontos sem iluminação e outros com lâmpadas apagadas, sendo necessária intervenção urgente para instalação de equipamentos e manutenção, principalmente no trecho entre as ruas Fernando de Barros e Totico de Medeiros.
MAIS ILUMINAÇÃO
Solicitou recuperação do sistema de iluminação da quadra de basquete do Complexo Poliesportivo Lucílio de Medeiros para viabilizar a prática de esportes no período noturno, principalmente por parte de atletas, jovens e demais moradores que utilizam o espaço como forma de lazer, promoção da saúde e convivência comunitária.
Pediu ainda a implantação de iluminação pública na localidade conhecida como Havaí, entre as ruas Dom Aquino e 13 de Junho, no centro da cidade, para mais segurança dos moradores, já que a escuridão favorece a ocorrência de furtos, vandalismo e outras práticas delituosas.
GALERIAS
À titular da mesma pasta, o vereador pediu a imediata limpeza das galerias de drenagem existentes na Rua Dom Pedro I esquina com José Fragelli, bem como a realização de estudo técnico de viabilidade para o aumento da vazão do sistema, a fim de evitar alagamentos e assegurar o adequado escoamento das águas pluviais.
Justificou o pedido diante dos constantes alagamentos na região, especialmente em períodos de chuva intensa, o que compromete a mobilidade, a segurança da população e ocasiona danos ao patrimônio público e privado. “A limpeza dos dutos e a análise técnica para ampliação da capacidade do sistema de drenagem são medidas e necessárias para garantir a funcionalidade da infraestrutura urbana e o bem-estar dos munícipes”, informou.
Ainda reivindicou a limpeza das galerias de águas pluviais no bairro Beira Rio, que se encontram entupidas, provocado alagamentos em dias de chuva, comprometendo a segurança e a qualidade de vida dos moradores, além de causar danos à infraestrutura urbana. “A limpeza das galerias é medida essencial para o bom escoamento das águas e para a prevenção de problemas de saúde pública e danos materiais”, reforçou.
ILUMINAÇÃO E REDUTOR
À secretária Jossiely e à diretora da Agetrat, Mariana Ricco Arguello Ortiz, Cazarin pediu melhorias na iluminação pública e implantação de um redutor de velocidade na Rua João B. Mota, no Bairro Nova Corumbá, saída para o Assentamento Taquaral. Disse que a ausência de iluminação adequada compromete a segurança de pedestres e motoristas, principalmente no período noturno, e que a falta de redutores de velocidade tem gerado riscos de acidentes, especialmente em áreas residenciais e de grande circulação.