A crescente demanda por profissionais de apoio escolar, especialmente para atender alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades educacionais especiais, levou o vereador Matheus Cazarin a buscar informações junto ao Poder Executivo em relação aos aprovados que estão na lista de espera para contratação via concurso público e processo seletivo simplificado vigente na Educação.
O vereador disse que tem sido procurado com frequência por pais de alunos, relatando a ausência de profissionais para atender as crianças no ambiente escolar. “Isso compromete não apenas o processo de aprendizagem desses alunos, mas também fere os princípios da inclusão e da equidade no ensino público”, comentou.
Citou que “a transparência quanto à disponibilidade de profissionais e ao andamento das convocações é essencial para que possamos buscar soluções junto ao Poder Executivo e garantir o pleno direito à educação para todos”.
NO CRAS II
O vereador Matheus Cazarin busca junto à primeira-dama e secretária Assistência Social e Cidadania, Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira, a reforma do prédio do Centro de Referência de Assistência Social II (CRAS II), bem como realização de serviços de manutenção dos aparelhos de ar-condicionado, inclusive com substituição dos equipamentos que apresentarem defeitos, para garantir melhores condições de atendimento à população, e aos servidores da unidade.
Lembrou que o CRAS é um equipamento essencial para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo o acesso a direitos e a serviços básicos da assistência social. No entanto, o espaço atualmente apresenta condições inadequadas tanto para o atendimento ao público quanto para o desempenho das atividades dos profissionais ali lotados.
“A maioria dos aparelhos de ar-condicionado encontra-se com defeito ou fora de funcionamento, o que compromete a climatização adequada dos ambientes, especialmente em dias de calor intenso, afetando negativamente trabalhadores e usuários do serviço”, citou.
“Além disso, o prédio do CRAS II necessita de melhorias estruturais urgentes, visando garantir um ambiente digno, acessível e acolhedor, em conformidade com os princípios da política pública de assistência social e com o respeito aos direitos dos cidadãos”, completou.
AGENTE DE SAÚDE
Por outro lado, Cazarin cobrou o secretário Antônio Juliano, de Saúde, o envio de informações detalhadas sobre a ausência de agente comunitário de saúde no Conjunto Corumbella II, localizado no Bairro Guatós. O pedido foi após reclamações recebidas dos moradores que estão sem atendimento, situação que tem gerado preocupação, uma vez que os agentes comunitários desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, no acompanhamento das famílias e na prevenção de doenças.