O vereador Matheus Casarin está reivindicando junto às autoridades competentes, serviços de melhorias no sistema de transporte coletivo da cidade, com a volta do trajeto original da linha de ônibus que atende o Bairro Maria Leite, com passagem pelas ruas Albuquerque, Ricardo Franco, Porto Carreiro e Antônio João, contemplando, ainda, o acesso ao Transbordo Municipal.
A solicitação foi feita ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira e à direção da Viação Cidade Corumbá Ltda. (VCC), responsável pelo sistema no Município. No documento, o vereador pede realização de estudos de viabilidade nesse sentido.
Citou que o pedido se deve a relatos de moradores do Maria Leite dando conta que, anteriormente, o trajeto dos ônibus, tanto do convencional como do microônibus, seguia em direção ao centro da cidade pelas ruas Albuquerque, Ricardo Franco, Porto Carreiro e Antônio João, passando em frente ao transbordo, o que facilitava o acesso dos usuários, especialmente aqueles que necessitam utilizar o terminal ou têm como destino a região central.
Atualmente, os veículos fazem um trajeto alternativo, retornando por vias como Silva Jardim e Avenida Rio Branco, o que tem dificultado o deslocamento de muitos usuários, principalmente os que dependem do transporte público por questões financeiras, já que o ônibus é uma opção mais acessível.
PAVIMENTO
Ao secretário Marcelo Rodrigues Antunes, de Infraestrutura e Serviços Públicos, Matheus solicitou realização de estudo de viabilidade para a pavimentação ou lajotamento da Alameda Nossa Senhora Aparecida, no trecho compreendido entre as ruas Minas Gerais e Paraná, com entrada pela Rua Marechal Floriano, no Bairro Popular Nova. Destacou que as obras são necessárias para melhoras as condições de trafegabilidade, eliminando um drama durante as chuvas quando a via se torna praticamente intransitável, comprometendo o tráfego de pedestres e veículos, além de afetar a qualidade de vida dos moradores.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Ainda ao titular da pasta de Infraestrutura, Cazarin pediu instalação ou mesmo melhoria do sistema de iluminação pública na Rua Sete de Setembro, no bairro Guatós, nas proximidades do campo de futebol, visando atender demanda da comunidade local que tem enfrentado dificuldades devido à escuridão nesse trecho, o que aumenta o risco de assaltos e acidentes, além de dificultar a realização de atividades noturnas, especialmente nas imediações da praça esportiva.
PODA
À diretora da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Cristina de Arruda Ferreira Fleming, bem como à concessionária Energisa, Cazarin pediu providências em relação à poda de árvore localizada na Rua Dom Aquino, esquina com a Rua Luiz Feitosa, cujos galhos dificultam a visualização do semáforo existente, comprometendo a segurança no trânsito e aumentando riscos de acidentes.
AGETRAT
À diretora da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, o vereador pediu solicitando informações sobre a altura das muretas localizadas nas esquinas das ruas da cidade, especificamente se existe uma padronização regulamentada pela agência, requerendo inclusive o envio legislação ou normativa vigente, em caso positivo.
Caso não exista padronização regulamentada, busca saber quais são os critérios adotados para a construção dessas estruturas, e se existe algum projeto em andamento para a adequação das muretas que, conforme relatos de condutores de veículos, dificultam a visibilidade nos cruzamentos, o que pode comprometer a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.
TRÂNSITO SEGURO
Para propiciar um trânsito mais seguro, Cazarin está solicitando à Prefeitura, serviços de reparos urgentes em um redutor de velocidade e eliminação dos buracos existentes na Alameda São José, em frente à APAE e ao SENAI. Disse que os buracos existentes têm forçado veículos, especialmente caminhões, a trafegarem pela contramão, colocando em risco a segurança de motoristas, pedestres e, especialmente, os usuários da APAE, que muitas vezes têm mobilidade reduzida, causando transtornos ao tráfego e aumentando os riscos de acidentes.