Temas e as referências abordadas em cartilha da Secretaria Municipal de Educação, entregue em evento público realizado no dia 31 de março aos coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino, foi um assunto bastante debatido na sessão de ontem, terça-feira, 7, da Câmara Municipal de Corumbá.
Na oportunidade, a vereadora Nanah Cordeiro e o vereador Marcelo Araújo apresentaram requerimentos dirigidos à secretária de Educação, Mabel Marinho Sahib Aguilar, solicitando informações e esclarecimentos sobre o fato.
Comentaram que, na cartilha, constam fortes indícios de vinculação de princípios ideológicos e uma proposta de indução para que professores e coordenadores adotem essa ferramenta no acompanhamento disciplinar da rede.
Considerando que a cartilha pode ser interpretada como uma tentativa de direcionamento ideológico, a vereadora reiterou o seu posicionamento favorável a modificações no conteúdo da cartilha, com o intuito de assegurar que o foco principal seja a promoção da igualdade entre os gêneros, com respeito e clareza nas citações e referências, sem a imposição de uma única visão ideológica.
“A educação deve ser pautada pelo pluralismo de ideias, respeitando a diversidade de opiniões presentes em nossa sociedade, e que a abordagem dos temas de gênero deve ser feita de forma inclusiva, sem doutrinação ou imposição de pontos de vista”, argumentou.
Marcelo ainda apresentou uma série de sugestões para garantir que os alunos tenham acesso a uma educação que respeite sua liberdade de pensamento, ao mesmo tempo que promova a convivência harmônica e o respeito entre todos. “Acreditamos que esse equilíbrio é fundamental para uma formação completa e plural”, enfatizou.
Diante disso, Nanah e Marcelo pediram que a Secretaria Municipal de Educação esclareça os objetivos e fundamentos dessa cartilha, a fim de garantir que os conteúdos estejam alinhados com os princípios legais e educativos que regem o ensino no município.