A Câmara Municipal de Corumbá prestou na manhã desta sexta-feira, 1° de dezembro, uma homenagem Domingos de Souza Venâncio Neto, professor de tênis e comentarista esportivo, com a outorga do título de Cidadão Corumbaense, pelos relevantes serviços prestados à Cidade Branca.
O título foi entregue pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo professor que, por diversas vezes esteve na cidade ministrando clínicas, a grande maioria voltada para crianças, além de ações sociais junto com o saudoso Orlando Papa, também um abnegado pelo tênis, e responsável pela sua primeira clínica na cidade.
Natural de Niterói (RJ), Domingos Venâncio iniciou a carreira no tênis aos 11 anos de idade, passando pelo juvenil, universitário americano e profissional na Europa. Ao retornar ao Brasil, se dedicou à capacitação de professores na CBT, função que já havia desenvolvido nos Estados Unidos. É também comentarista esportivo de tênis do SporTV.
“A CBT me abriu oportunidades múltiplas, dentre eles, vir a Corumbá fazer uma clínica com o saudoso Orlando Papa que, literalmente, me apresentou à cidade de Corumbá e eu me apaixonei por completo pela cidade. O Orlando já me dizia que isso ocorrer. Desde o primeiro minuto aqui, me sinto confortável como se estivesse em casa e, hoje, literalmente estou em casa, pois sou Cidadão Corumbaense”, celebrou.
Orlando agradeceu ao presidente Bira pela honraria recebida, assim como aos demais vereadores pela aprovação por unanimidade. Revelou que se apaixonou pela cidade logo na primeira vez em que esteve aqui, quando era técnico da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), a convite de Orlando Papa, e que agora, se sente mais ainda corumbaense com o título recebido.
O ato foi presenciado por amigos que fez em Corumbá como Alcindo Cardoso do Valle Júnior, Ana Carolina do Valle, Marcelo Dantas, Marcelo Araújo, além dos vereadores Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada), Allex Dellas e Alexandre Vasconcelos.
“É sem dúvida, uma pessoa que ficou marcada no tênis de Corumbá, que muito contribuiu para o desenvolvimento dessa modalidade esportiva em nossa cidade. Nada mais do que justo homenagear uma pessoa que muito faz pelo esporte, com grande influência em nossa região”, destacou Bira.