Três defensores públicos lotados em Corumbá, foram homenageados na manhã desta sexta-feira, 18, pelos relevantes serviços prestados à comunidade pantaneira. Danilo Iano Shiroma, Marcel Antão de Macedo e Fernando Eduardo Silva de Andrade, foram agraciados com o título de Cidadão Corumbaense, entregues pelos vereadores Evander Vendramini e Tadeu Vieira.
O ato ocorreu na sede do Poder Legislativo corumbaense e, tanto Tadeu como Evander, elogiaram os integrantes da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul que prestam assistência jurídica gratuita e integral às pessoas que não têm condições financeiras de pagar pelo serviço, atuando em todos os casos de competência da Justiça Estadual.
Danilo Iano Shiroma é natural de Campo Grande e está na Defensoria Pública de Corumbá desde março de 2018, atuando na Defensoria Pública de Atendimento à Mulher.
Marcel Antão de Macedo é natural de Niterói, Rio de Janeiro, chegou a Corumbá agosto e atua na Defensoria Pública Cível.
Fernando Eduardo Silva de Andrade é natural de Niterói, Rio de Janeiro, e está em Corumbá desde março de 2018. Atua na 3ª Defensoria Pública Criminal.
Fernando encontra-se em viagem e foi representado por Carlos Felipe Guadanhim Bariani, coordenador da 2ª Regional e responsável pela 1ª Defensoria Pública Criminal. Guadanhim também foi agraciado com a comenda, entregue na Sessão Solene do dia 19 de dezembro.
O trabalho dos defensores à frente da instituição foi enaltecido tanto por Evander como por Tadeu Vieira, com atuação nas áreas do Direito Civil, Direito de Família e de Sucessões, Direito do Consumidor, Direito Urbanístico, Direito Ambiental, Direito à Saúde, Garantias Constitucionais, entre outras.
Tadeu, inclusive, focou a importância das ações em parcerias entre os vereadores e os defensores públicos, voltadas para o bem-estar das pessoas mais necessitadas. Evander também elogiou os profissionais e disse que, a partir de fevereiro, estará à disposição na Assembleia Legislativa, no sentido de fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido na região.