

O vereador Alexandre Vasconcellos está sugerindo à Prefeitura Municipal, a realização de estudo de viabilidade para a implementação de tarifa zero no transporte coletivo público em Corumbá. A solicitação foi direcionada à diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, com cópia ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira.
Argumentou que a adoção da política de tarifa zero tem se mostrado uma tendência crescente em diversos municípios brasileiros. “Atualmente, cerca de 145 cidades já implementaram o modelo, em sua maioria de pequeno e médio porte, destacando-se, entre eles, Caucaia (CE), com mais de 355 mil habitantes, como o maior município a adotar a gratuidade integral no transporte público”, lembrou.
Disse se tratar de experiências bem-sucedidas viabilizadas, em grande parte, por condições fiscais favoráveis e pela realocação estratégica de recursos públicos, o que demonstra que o modelo pode ser economicamente sustentável quando há planejamento e comprometimento com a mobilidade social.
Observou que, embora mais consolidada em cidades menores, a política também começa a ser testada em capitais brasileiras, ainda que de forma parcial. São Paulo, Maceió, Florianópolis, Palmas, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Luís já adotaram a gratuidade em dias específicos ou para grupos determinados, demonstrando que o tema vem ganhando relevância nacional e se mostrando uma alternativa viável de inclusão social e incentivo ao uso do transporte coletivo.
“Com a perspectiva de ampliação da arrecadação municipal, especialmente diante do plano de expansão da empresa LHG Minning, abre-se uma oportunidade concreta para que Corumbá estude a viabilidade de aderir a essa política pública inovadora. A implementação da tarifa zero representaria um marco histórico para o município e um importante avanço social, garantindo o direito de ir e vir a todos os cidadãos, reduzindo desigualdades e fortalecendo a economia local”, enfatizou.
TRÂNSITO SEGURO
Também à Agetrat, o vereador solicitou serviços de pintura e manutenção da sinalização viária horizontal, nas lombadas localizadas na Rua Nossa Senhora do Carmo, entre a Rua Nossa Senhora da Candelária e o Portal de Corumbá, uma medida necessária em razão de que as lombadas se encontram com pinturas desgastadas, praticamente apagadas, o que compromete a visibilidade dos condutores e pedestres, principalmente no período noturno, aumentando o risco de acidentes.
“A manutenção da sinalização horizontal é fundamental para garantir segurança viária, fluidez no trânsito e prevenção de acidentes, atendendo, assim, ao interesse público e à preservação da integridade física dos usuários da via”, argumentou.