
Patrolamento e encascalhamento da estrada transpantaneira entre a Fazenda Novo Horizonte e a região do Porto Rolon, é o que está pleiteando o vereador Alexandre Vasconcellos, para melhorar as condições de trafegabilidade em importante via pantaneira, priorizando os trechos com vazantes e areião.
Lembrou ser uma estrada de grande importância para o escoamento da produção local, acesso às propriedades rurais e a circulação de moradores e visitantes da região pantaneira, mas que apresenta sérias dificuldades de trafegabilidade, especialmente durante o período de cheias, devido à presença de vazantes e extensas áreas com muita areia.
“São condições que comprometem a segurança, dificultam o transporte de insumos, prejudicam o desenvolvimento econômico da região e ainda causam constantes desgastes nos veículos, que frequentemente apresentam problemas mecânicos. A intervenção é essencial para garantir um tráfego seguro, contínuo e eficiente, contribuindo de forma significativa para a melhoria da infraestrutura viária local”, afirmou.
PODA NECESSÁRIA
À diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Cristina de Arruda Ferreira Fleming, Alexandre solicitou a realização de serviços de poda das árvores localizadas no centro da cidade, nas ruas Delamare e 15 de Novembro, principalmente no trecho entre a Delamare e 13 de Junho.
Disse que na Delamare com a 15, existe uma árvore de grande porte, inclinada, em risco de queda, e que está obstruindo parcialmente a via pública. Além disso, na 15, entre Delamare e 13 de Junho, as árvores estão com galhos entrelaçados à fiação, baixa por sinal, com rompimentos frequentes. Já houve até caso de quedas de galhos sob a rede elétrica, inclusive com quebra de poste de iluminação pública até hoje não substituído.
“São situações que causam transtornos a moradores, comerciantes, condutores de veículos e pedestres. Além de representar risco potencial à segurança, podem resultar em acidentes ou danos ao patrimônio público e privado. A poda preventiva é necessária para eliminar o perigo iminente e garantir a fluidez do tráfego e a integridade das pessoas”, afirmou.
PASSARELA ELEVADA
À diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, Alexandre solicitou a instalação de uma passarela elevada em frente ao Instituto Educacional Macena de Britto, localizado na Rua Cabral, nº 1678, Bairro Aeroporto, via com grande circulação de veículos, crianças, pais e profissionais que frequentam o estabelecimento de ensino.
Ressaltou que a ausência de um dispositivo seguro para travessia coloca pedestres em situação de risco constante, principalmente nos horários de entrada e saída das aulas, quando o movimento se intensifica. “A passarela elevada contribuirá para reduzir a velocidade dos veículos, facilitar a travessia, prevenir acidentes e promover maior segurança para toda a comunidade escolar”, argumentou.
PASSEIO PÚBLICO
À secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, solicitou a construção de calçada no prolongamento da Rua Sete de Setembro, entre a Rua Maranhão até a Escola Municipal Almirante Tamandaré, no Bairro Cravo Vermelho, que está recebendo reforço na pavimentação asfáltica e ainda não dispõe de calçada adequada, obrigando estudantes, bem como moradores da região, a circularem diretamente pela via destinada aos veículos, expondo-se a riscos constantes.
FUNEC
O vereador questionou a diretora da Fundação de Esportes de Corumbá, Michele Ferri Olmos, para saber se tem atendido às demandas de transporte das diversas modalidades esportivas que necessitam de deslocamento; no período de janeiro até a presente data, quantas solicitações de transporte a Funec recebeu.
Questionou sobre quantas foram atendidas e quantas não foram contempladas; quais os meios de transporte (veículos) que a Fundação possui atualmente para atender às modalidades que representam Corumbá em competições fora do Município, e se existe contrato vigente da Fundação de Esportes com empresa de transporte.
Explicou que o requerimento tem como finalidade obter informações acerca do apoio logístico disponibilizado pela Fundação de Esportes de Corumbá às modalidades esportivas do Município, especialmente no que se refere ao transporte de atletas e equipes para participação em competições regionais, estaduais e nacionais.