A realização de campanhas permanentes de divulgação de pessoas desaparecidas é o que busca o vereador Alexandre Vasconcellos, como forma de garantir todos os meios possíveis para a busca, oferecendo suporte às famílias e fortalecendo a rede de proteção social.
O pedido foi feito por meio de um requerimento em regime de urgência especial e direcionado ao secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, ressaltando que o desaparecimento de pessoas é uma realidade alarmante que atinge diretamente inúmeras famílias em Mato Grosso do Sul.
O vereador lembrou dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no ano de 2024, dando conta do registro de 391 casos de pessoas desaparecidas Estado, o que corresponde a uma média de mais de um desaparecimento por dia. “São números que evidenciam a gravidade da situação e a necessidade de ações concretas e contínuas por parte do poder público”, argumentou.
“Infelizmente, apesar da relevância do tema, ainda é notória a escassez de campanhas informativas e de conscientização voltadas à localização dessas pessoas. A falta de visibilidade desses casos dificulta a atuação das autoridades, limita o envolvimento da sociedade civil e, muitas vezes, impede que informações valiosas cheguem aos órgãos competentes”, continuou.
Conforme o vereador, a realização de campanhas de divulgação por meio de mídias sociais, veículos de comunicação, cartazes em locais públicos e parcerias institucionais, pode contribuir significativamente para aumentar as chances de localização dos desaparecidos, aliadas às ações educativas voltadas à prevenção e orientação da população sobre como agir em casos de desaparecimento são fundamentais.
Disse ser dever do Estado garantir todos os meios possíveis para a busca de pessoas desaparecidas, oferecendo suporte às famílias e fortalecendo a rede de proteção social. “Nossa solicitação visa promover uma política pública de caráter humanitário e estratégico, em benefício da segurança, da dignidade e da esperança de centenas de cidadãos sul-mato-grossenses”, completou.